“Ou Deus quer abolir o mal, e não pode; ou ele pode, mas não quer; ou
ele não pode e não quer. Se ele quer, mas não pode, ele é impotente. Se ele
pode, e não quer, ele é cruel. Mas se Deus tanto pode quanto quer abolir o mal,
como pode haver maldade no mundo? ” Epicuro, filósofo grego, 300 a.C.
O mal e o sofrimento são os principais argumentos de ateus e pessoas que
descreem do Evangelho contra o cristianismo. Alguns ateístas perguntam para
mim: “Por que Deus permite que as pessoas sofram, sendo que ele é um Deus
onipotente e totalmente bondoso? ” Irei responder essa pergunta, mas antes
devemos entender que temos a liberdade de escolha.
A Bíblia deixa claro que nós podemos agir livremente, ao invés de sermos robôs programados apenas para seguir comandos de uma divindade no Céu. Pedro diz:
“Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para
fazer o mal” (1ª Pedro 2:16)
Para Pedro, o fato de que somos livres
é indiscutível. O ponto em disputa é o que fazemos com essa
liberdade. Somos livres, mas devemos usar essa liberdade para fazer
o bem, e não o mal. Isso passa nitidamente a ideia de seres livres para optarem
realmente pelo bem ou pelo mal, e não seres robotizados que apenas seguem uma
direção determinista prévia, que não são livres e nem podem fazer uso dessa
liberdade.
Ele também diz:
“Apascentai o rebanho de Deus, que está
entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo
pronto” (1ª Pedro 5:2)
Voluntariamente é pela própria vontade.
De forma livre, e não de forma forçada, como se uma força superior externa
tivesse domínio sobre as pessoas de modo que elas não pudessem agir diferente
da forma que agem. A palavra grega empregada por Pedro aqui é hekousios, que, de acordo com a Concordância de Strong,
significa: “voluntariamente, de boa vontade, de acordo consigo mesmo”. O
apóstolo Paulo segue na mesma linha e diz:
“Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado” (Filemom 1:14)
O favor “espontâneo” é algo livre, ao invés de algo forçado ou coagido, seja por
forças internas ou externas. A ideia é a mesma do texto de Pedro. Paulo ainda
diz:
“Irmãos, vocês foram chamados para a
liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo
contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gálatas 5:13)
Mais uma vez, vemos que Paulo, assim
como Pedro, não tinha qualquer hesitação em expor que somos “livres”. Isso não
era um ponto de discussão, mas sim o que fazemos com
essa liberdade. Podemos usar nossa liberdade para agradar a carne ou para
agradar a Deus.
Agora irei responder à pergunta feita
lá em cima. “Por que Deus permite que as pessoas sofram, sendo que ele é um
Deus onipotente e totalmente bondoso? ”
Salmos 138:2 “Inclinar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu
nome, pela tua benignidade e pela sua verdade; pois engrandeceste a tua palavra
acima de todo o teu nome”.
Deus é onipotente, sim, mas não agiria contra a natureza por Ele mesmo
criada. Violar a liberdade de sua criatura seria uma dessas “infrações” que não
combinam com a essência e os propósitos divinos. Afinal, Deus coloca sua
palavra acima de seu próprio nome, ou seja, Deus não pode interferir no Livre-arbítrio,
uma vez que ele te deu a liberdade de escolha ele não irá de encontro no que
foi estabelecido por ele.
Qual o sentido de Onipotência de Deus? Será que ele pode fazer o que bem
entende? Sim, tudo exceto o impossível intrínseco. Você pode lhe atribuir
milagres, mas não o absurdo: “O absurdo continua sendo absurdo, mesmo quando
estamos falando de Deus”.
C.S Lewis descobre que “nem mesmo a Onipotência poderia criar uma
sociedade de almas livres sem criar, ao mesmo tempo uma natureza relativamente
independente e ‘inexorável’”. Ele também diz: “Tente excluir a possibilidade de
sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre-arbítrio e
descobrirá que excluiu a própria vida”. Ele quis dizer que se você não tem a
possibilidade de escolher algo ruim (que causaria sofrimento) você só terá uma
escolha a fazer, seria um mero robô e não um ser humano.
- A Definição de Bondade:
Para compreendermos melhor iremos dividir o bem e a bondade em três
categorias. (Categorias usadas por C.S Lewis)
1. O
simplesmente bom que descende de Deus;
2. O mal simples produzido pelas criaturas
rebeldes;
3. A exploração do mal por Deus para fazer
cumprir seus desígnios redentores.
Vamos analisar as duas primeiras
premissas, segundo a Bíblia Deus é bom? Sim.
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de
tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Salmos 106:1 “Louvai ao SENHOR. Louvai
ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”
E segundo a bíblia, existem criaturas
rebeldes que fazem o mal? Sim.
Gênesis 6:5 “O Senhor viu que a perversidade
do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do
seu coração era sempre e somente para o mal”.
Agora iremos analisar a 3 premissa:
Um dos erros dos cristãos é achar que
Deus irá fazer de tudo para uma pessoa se “converter”, alguns gostam até de
afirmar: “Você vai aceitar a Jesus por bem ou por mal”, só que nessa afirmativa
dá a se entender que Deus irá causar o mal a essa pessoa para que ela vá até
ele e o aceite, porém a pessoa esqueceu da liberdade de escolha.
Tiago 1:13 “Quando alguém for tentado,
jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não
pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta”.
Mas o que isso tem a ver? Tudo. Não é
Deus quem causa o mal para que essas pessoas aceitem o evangelho ou voltem para
Deus, isso foi consequência das ações delas ou de outros que estão próximos,
mas Deus é sábio, ele transforma a maldição em bênção (Neemias 13:2), através daquele
mal que já aconteceu, Deus move diversas coisas para que aquela pessoa o
aceite, porém, a pessoa continua tendo a liberdade de escolher se quer ou não
Deus, já houveram muitos casos em que a pessoa escolheu
Dizer “não”. Um dia por exemplo, eu fui
evangelizar um homem em Campina Grande-Pb, comecei a falar de Jesus para ele,
falei o plano de Deus, a salvação, e aquele homem me disse que não queria, ele
me disse que eu já era a terceira pessoa a falar com ele naquele dia sobre
Jesus, nisso era mais ou menos 13 Horas.
- Conclusão:
Sabemos que Deus não pode interferir no
livre-arbítrio das pessoas, sabemos que ele é totalmente bom e não faz o mal,
talvez esse texto não seja um dos melhores que já escrevi, mas tentei ser o
mais simples possível, você deve saber que tudo de ruim é indiretamente ou
diretamente ligado ao diabo, você pode se perguntar: por que Deus não destrói o
diabo?
Se você fosse
um anjo de Deus e estivesse
lá no Céu quando Lúcifer (que depois se tornou o
Diabo) se rebelou, o que pensaria se Deus resolvesse, imediatamente,
sentenciá-lo à morte? Você passaria a adorar a Deus por temor, por
medo e não por amor. Esse tipo de adoração nunca satisfez a Deus.
Deus é sábio e paciente e deixou que o diabo semeasse a sua semente e
colhesse os resultados. Usando seu livre-arbítrio, Lúcifer ajuntou o orgulho
no coração (Ezequiel 28:17) e cobiçou a posição do próprio Deus: “eu
subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono... subirei
acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13 e
14). O orgulho moveu Satanás a se rebelar contra seu Criador. Usando sua
extraordinária inteligência para o mal e empregando a mentira, satanás seduziu
a terça parte dos anjos (Apocalipse 12: 3 e 4). Evidentemente, satanás e seus
anjos recusaram o oferecimento do perdão que Deus lhes deu e
persistiram no erro. Dessa maneira, eles se confirmaram no pecado; foram além
dos limites da misericórdia de Deus e tornaram-se irreconciliáveis
inimigos do bem.
Você ainda pode perguntar: "Mas
por que Deus não destrói o diabo hoje?" Porque satanás é atualmente o
'deus deste mundo' até que a concessão que Adão deu a satanás termine (2
Coríntios 4:4), satanás tem direito legal - mas não o direito moral - de estar
aqui.
Hoje, todo o universo está convicto da maldade do diabo. O que nós podemos fazer sobre isso? Bem, Jesus nos deu autoridade, como assim? Vou te explicar melhor:
Hoje, todo o universo está convicto da maldade do diabo. O que nós podemos fazer sobre isso? Bem, Jesus nos deu autoridade, como assim? Vou te explicar melhor:
O Homem foi feito para dominar e sujeitar:
Gênesis 1:26;28 "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem,
conforme a nossa semelhança tenha ele DOMÍNIO sobre os peixes do mar, sobre as
aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre TODA A TERRA e sobre todos os
répteis que rastejam pela terra... E Deus os abençoou e lhes disse: Sede
fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e SUJEITAI-A; dominai sobre os peixes
do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela
terra".
- Sujeitar (Kabash): Subjugar, dominar, forçar, manter dominado.
- Dominar (Radah): Governar, ter domínio, dominar, submeter.
A Palavra "deus" significa "governador". Deus fez o
homem à sua imagem e semelhança para que ele, em submissão a Deus, governasse o
REINO NATURAL, assim como Ele (O Pai) é o governador do reino Espiritual.
Mas o homem entregou esse domínio para satanás:
Lucas 4:6 "Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a
glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu
quiser".
O plano de Deus para reconquistar a autoridade do homem era Jesus. Ele
estava com Deus e era Deus (João 1:1-3; 17:5), o Verbo se fez carne (João
1:14), Era Deus, mas deixou sua glória para substituir o homem (Filipenses
2:6-8), entrou de forma legal no mundo: pelo ventre de uma mulher (Gálatas 4:4,
João 10:1-2), dispôs-se a salvar o homem (Hebreus 10:5-7, Mateus 18:11). Uma
vez que Deus deu domínio ao homem, Deus respeitou o princípio por ele
estabelecido por Ele mesmo, ou seja, o homem perdeu o que lhe fora dado, logo,
o próprio homem deveria retomá-lo. Adão perdeu a autoridade pecando, Jesus
reconquistou-a sendo justo (Romanos 5:15). O preço determinado por Deus para o
resgate do homem: a vida de um justo.
Êxodo 12:5 "O Cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis
tomar um cordeiro ou um cabrito".
João 1:29 "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e
disse: Eis o cordeiro, que tira o pecado do mundo".
A Palavra "tira" do grego "airo", significa: tomar
sobre si e carregar o que foi levantado.
A nossa luta não é contra pessoas:
Efésios 6:12 "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne,
e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo
tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes".
Jesus transferiu a autoridade conquistada para seus discípulos (Mateus
28:18-19), a autoridade funciona para os que creem e ele nos deu autoridade
sobre satanás e seus demônios (Marcos 16:17-18).
Há muitas coisas que acontecem na vida sobre as quais nos questionamos.
Mas, realmente, Deus está esperando que nós exerçamos nossa autoridade e
façamos algo sobre o diabo. Sua palavra sustenta a autoridade que Ele nos deu.
Espero que tenham gostado.
Texto: Paulo Oliveira
Referências:
http://www.respostasaoateismo.com/
http://voltemosaoevangelho.com/blog/
Livro: A Igreja Triunfante - Kenneth E.
Hagin
Dicionário Léxico Strong
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