quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O DNA de Deus em você - Graça #1

Estamos de volta! Passamos um bom tempo sem fazer postagens aqui, mas fomos inspirados por diversas pessoas à voltarmos a escrever, então estamos aqui! E estamos voltando com tudo, começando a escrever uma série sobre a Graça de Deus.

Uma de nossas primeiras publicações fala a respeito de nossa nova realidade em Cristo que nos dá uma boa base para o que iremos falar aqui, porém, mesmo que você não leia, você entenderá perfeitamente tudo descrito abaixo.

João 1:12-13 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".

O Cristão tem o DNA de Deus. "Amados, agora somos filhos de Deus" (1 João 3:2). Se herdamos nossos genes fisicamente de nossos pais, então, talvez, herdamos alguma coisa da natureza espiritual de Deus quando nascemos dEle.

Estudando um pouco sobre o DNA humano vemos algumas coisas interessantes que podem ser levadas ao espiritual. O genótipo se refere ao código interno ou diagrama dentro de nossas células que produz uma manifestação externa ou expressão que é chamada de "fenótipo". Nosso fenótipo é aquilo que pode ser observado externamente, como nosso cabelo, altura, estrutura física, etc., tudo que foi definido no nosso DNA. (Deixo a revelação para você mesmo pensar).

"Deus é Espírito" (João 4:24). "Aquele que nasce da carne é carne, e aquele que nasce do espírito é espírito" (João 3:6). Nosso espírito humano nasceu de Deus e foi regenerado pelo seu Espírito.

Genesis 1:26a "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança".

Ser a imagem de Deus significa que o homem é participante (ainda que imperfeito e finito) da natureza de Deus, isto é, dos Seus atributos comunicáveis (vida, personalidade, verdade, sabedoria, amor, santidade, justiça) e assim possui a capacidade para a comunhão espiritual com Ele.

2 Pedro 1:4 "Pelas quais ele [Deus] nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo".

Uma das primeiras perguntas do Antigo Testamento foi: "Adão, onde estás?" (Genesis 3:9)
A primeira pergunta do Novo Testamento foi: "Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?" (Mateus 2:2)

Já demonstrando, desde o princípio, que Jesus havia de substituir o homem! (Para você que não esteja entendendo onde eu irei chegar, fique até o final).

2 Coríntios 5:21 "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus".

No Antigo Testamento havia o sacrifício de um animal, para expiação de pecados, que devia ser sem mácula/mancha e sem defeitos, ou seja, devia ser perfeito (Levitico 22:19-22), sendo analisado por autoridades a respeito, vendo que era perfeito, o homem que havia pecado e levado o animal impunha as mãos sobre o animal (Levitico 1:4) como um ato simbólico em que o animal devia ficar no lugar do transgressor, como substituto. E dessa forma, havia o sacrifício.

Quando um homem estava em dívida e ele não conseguiria pagar todo o valor, só existiam duas soluções: Um parente próximo pagar toda a dívida ou esperar o ano do jubileu. (Levitico 25:25-28)

Quando Adão pecou, ele entrou em uma dívida que ele jamais poderia pagar. Então, como ele era homem, só outro homem, sendo um "parente próximo" poderia pagar toda a dívida.

Além disso, Adão ao pecar, perdeu algo. Não foi a fama, não foi dinheiro, não foi comida, não! Ele perdeu Deus!

Deus então, envia Jesus na plenitude dos tempos (Gálatas 4:4), veio como um homem, apresentado como cordeiro (João 1:29/Isaías 53:7) sem mácula ou defeito algum (Hebreus 9:14/1 Pedro 1:19), ou seja, ele era perfeito (2 Coríntios 5:21), sendo analisado por autoridades (João 19:4), vendo que era perfeito um homem (da mão mirrada) representando toda humanidade incapaz de chegar a Deus sozinha é curado por Cristo que diz: "Estende a mão" (Mateus 12:13), mostrando que Ele iria substituir a humanidade.

Sendo Ele, parente próximo de Adão (Romanos 5:15) trouxe o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:18-21) e pagou todo o escrito de dívida que nós tínhamos (Colossenses 2:14).

O primeiro pecado foi cometido no jardim, sendo a mulher a primeira a comer do fruto proibido. E a primeira pessoa a ver Cristo ressuscitado foi uma mulher que ao vê-lo achou que era um Jardineiro (João 20:15), mostrando que ela estava em uma área com um jardim, e de uma certa forma ela não estava errada, pois o que um jardineiro faz? Reconstrói o Jardim. Mostrando que Jesus estava trazendo a humanidade novamente à posição de onde não deveríamos ter saído: Filhos de Deus, com a natureza dEle em nós! Posição essa que nos coloca de volta ao Jardim do Eden (Lugar de prazer), e assim podemos ouvir novamente "Tu és meu filho amado, em quem eu tenho prazer".

Romanos 5:5 "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado".

De uma certa forma, o Espírito Santo derramou amor em nossos corações, ou seja, em nosso DNA (genótipo), mas se isso não é o suficiente para você, deixa eu te trazer a lembrança de algo: "Deus É Amor" (1 João 4:16), ou seja, o Espírito Santo derramou a natureza de quem Deus é em nós e retornamos a ser à sua Imagem e Semelhança.

Por fim, para sabermos quem somos hoje, como Nova Criatura (2 Coríntios 5:17) devemos olhar para Jesus! Que é o primogênito de muitos! (Romanos 8:29) Estamos nEle (2 Coríntios 5:17), representamos Ele (2 Coríntios 5:20), somos o corpo dEle andando na terra (Romanos 12:4-5). Olhando a perfeição dEle e não nossos erros. Não temos desculpas para não amarmos uns aos outros.

Que sejamos por fora "o resplendor da sua Glória, e a expressa imagem da sua pessoa [Deus Pai]" assim como Jesus É, vamos ser imitadores de Deus, como filhos amados (Efésios 5:1).

Escrito por: Paulo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário