sábado, 23 de abril de 2016

Deus é realmente bom?

Há pouco tempo, eu estava debatendo com alguns colegas no facebook. E o tema do debate era “Deus criou o mal?”. E um deles escreveu um enorme texto defendendo que Deus criou o mal, portanto a Bíblia é contraditória. Eles também falaram sobre o Live Arbítrio afirmando ser contraditório algo que vou falar em outro post.


Isaias 45:7 “Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR faz todas essas coisas”. (JFA-RC)

Um deles usou esse versículo para afirmar que Deus criou o mal, ou seja, que Deus era mal. Ele não é o único que fala isso, as pessoas usam esse verso para dizer que o Deus do antigo testamento era mal, porém Jesus (Novo testamento) era bom. Algumas pessoas dizem que Deus é equilibrado, ele é bom e mau. Porém Deus não é um conjunto de forças opostas. Ele é perfeitamente bom, e não contém maldade.

1 João 1:5 “Deus é luz, e não nele não há trevas alguma”.

Seria uma contradição dizer que Deus criou o mal e as trevas se ele não pode dar algo que não tem.

Você pode estar se perguntando, sim, mas e Isaias 45:7? Vou te explicar agora.

Bom, eu fui olhar as palavras desse versículo no original. A palavra “formar” significa: “formar, dar forma, moldar” (do hebraico “yatsar”). Então Deus formou a Luz. Logo após eu fui olhar a palavra “faço” (do hebraico “Iasah”) que significa: “fazer, manufaturar, realizar, fabricar”. Então Deus fez a paz. Depois eu fui olhar a palavra “crio” (do hebraico “bara”) que tem três significados: 1- “moldar, dar a forma, criar” referindo-se ao céu e a terra, a transformações, novas condições, 2- “ser criado” referindo-se a milagres, algo novo e 3- “cortar, recortar” referindo-se a aniquilação.
É mais que observável que o significado da palavra nesse sentido seja “cortar”, pois é a lógica. Então o versículo deveria ser assim:

Isaias 45:7 “Eu formo a luz e corto (aniquilo) as trevas. Eu faço a paz e corto (aniquilo) o mal; eu o Senhor faço todas essas coisas”.

  •      Deus coloca doenças?

Hebreus 1:1-3 “Havendo Deus, desde a antiguidade, falado, em várias ocasiões e de muitas formas, aos nossos pais, por intermédio dos profetas, nestes últimos tempos, nos falou mediante seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo o que existe e por meio de quem criou o Universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando tudo o que há pela Palavra do seu poder. Depois de haver realizado a purificação dos pecados, Ele se assentou à direita da Majestade nas alturas”.

Colossenses 1:15 “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação”.

Então, em Jesus está tudo o que Deus fez e disse em todos os tempos. Jesus é a imagem expressa do Pai. Significando que ele é exatamente o que Deus faz e diz.

Creio que se você for olhar na Bíblia, não irá ver Jesus colocando doenças em ninguém, ele já corrigiu pessoas, porém nunca colocou doenças. Então, não me venha falar que Deus causou um acidente para que você vá para igreja, Deus não precisa disso para que você vá até ele, porém ele aproveita isso, afinal ele transforma maldição em benção. Afinal, Deus não pode dar o que ele não tem, ele não tem doenças, ele não é mal, ou seja, ele não irá te dar doenças e nem praticar o mal com você!

Tiago 1:13 “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.”

Existe um novo pacto entre Deus e o homem. Quando tomamos a ceia, por exemplo, comemos o pão e bebemos o suco. É um pacto completo.

João 6:35 “Jesus respondeu: Eu Sou o Pão da Vida. Ninguém que venha a Mim terá fome outra vez. Aqueles que creem em mim nunca terão sede.”

Sabemos que Jesus é o pão. Sabemos que ele levou sobre si todas as nossas dores e enfermidades. Duvida? Vou mostrar.

Isaias 53:4-5 “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados”.

1Pedro 2:24 “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados”.

Tem dúvidas ainda? Jesus levou sobre ele nossas doenças, irmão. Então Deus nos curou e não nos deu doença alguma.

Hebreus 9:22 “De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.”

Olha ai, irmão. O suco (vinho) representa o sangue de Jesus que significa perdão.

Quero que você saiba que essa aliança é perfeita, é completa: É perdão e cura. Saiba que Deus te oferece perdão quando você peca, e não condenação, pois nenhuma condenação há sobre todo aquele que está em Cristo. O próprio Jesus disse que ele não veio para condenar ninguém. Ele te ama, e ele é bom.

Hebreus 8:6 “Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores”.

  •             Deus nos leva para ele por “bem ou por mal”?

Eu já respondi isso lá em cima, mas quero reforçar.

1 Pedro 2:16 “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus”.

Para Pedro, o fato de que somos livres é indiscutível. O ponto em disputa é o que fazemos com essa liberdade. Somos livres, mas devemos usar essa liberdade para fazer o bem, e não o mal. Isso passa nitidamente a ideia de seres livres para optarem realmente pelo bem ou pelo mal, e não seres robotizados que apenas seguem uma direção determinista prévia, que não são livres e nem podem fazer uso dessa liberdade.
Ele também diz:

1 Pedro 5:2 “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto”.

Voluntariamente é pela própria vontade. De forma livre, e não de forma forçada, como se uma força superior externa tivesse domínio sobre as pessoas de modo que elas não pudessem agir diferente da forma que agem. A palavra grega empregada por Pedro aqui é hekousios, que, de acordo com a Concordância de Strong, significa: “voluntariamente, de boa vontade, de acordo consigo mesmo”. O apóstolo Paulo segue na mesma linha e diz:

Filemon 1:14 “Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado”.

O favor “espontâneo” é algo livre, ao invés de algo forçado ou coagido, seja por forças internas ou externas. A ideia é a mesma do texto de Pedro. Paulo ainda diz:

Gálatas 5:13 “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor”.

Mais uma vez, vemos que Paulo, assim como Pedro, não tinha qualquer hesitação em expor que somos “livres”. Isso não era um ponto de discussão, mas sim o que fazemos com essa liberdade. Podemos usar nossa liberdade para agradar a carne ou para agradar a Deus.

Salmos 138:2 “Inclinar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua benignidade e pela sua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome”.

Deus é onipotente, sim, mas não agiria contra a natureza por Ele mesmo criada. Violar a liberdade de sua criatura seria uma dessas “infrações” que não combinam com a essência e os propósitos divinos. Afinal, Deus coloca sua palavra acima de seu próprio nome, ou seja, Deus não pode interferir no Livre-arbítrio, uma vez que ele te deu a liberdade de escolha ele não irá de encontro no que foi estabelecido por ele.

Simples, Deus não te leva “Por bem ou por mal” porque ele não pode fazer isso, ele não pode interferir na sua liberdade. Ele te ama e te quer perto dele.

  •          Qual o desejo de Deus?

1 Timóteo 2:4 “O qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

A palavra traduzida como “salvas” do verbo “salvar” é a palavra grega “sozo” que significa: “salvar, manter a salvo, resgatar do perigo, poupar alguém de sofrer, curar, prosperar”.

Então veja, é desejo de Deus curar uma pessoa. Porém quando alguém não é curada, o problema não é com Deus. Em Marcos 6:1 você irá ver isso, Jesus não conseguiu curar todo mundo por causa da incredulidade deles.

Então, para encerrar irei fazer uma pergunta: Como você pode ter fé por cura se você não crê que ele quer curar alguém?

4 comentários: